URO: Urologia Avançada

Urologia:
 
  • A especialidade
     
  • Busca por órgão
     
  • Principais Doenças
     

URO - Urologia Avançada

Centro Médico Aliança

Tel: (71) 2108-4668

Hospital São Rafael

Tel: (71) 3409-8000

  • doctorália
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon

Vasectomia

Cirurgia pouco agressiva para esterilização do homem. É realizada através de um pequeno corte (5mm) no escroto (saco) por onde são identificados, cortados e amarrados os canais deferentes (figura). A cirurgia tem duração de 30 minutos e o paciente recebe alta no mesmo dia. Consite em método contraceptivo masculino de elevada eficácia com taxa de falha por recanalização de 1/2000.

Pode realizar vasectomia homens com mais de 25 anos de idade ou com 2 filhos.

 

 

 

 

 

Pre operatório

Jejum de 8 horas para a sedação. Em caso de anestesia local apenas, não é necessário jejum.

As medicações de uso habitual devem ser mantidas, exceto alguns anti- coagulantes, AAS ou outras que forem contra indicadas pelo seu médico, portanto informe todos os medicamentos que você faz uso.

Exames: Não são necessários exames de rotina pre operatórios, exceto em pacientes com doenças específicas, como diabéticos, que precisam ter a glicemia controlada antes da cirurgia.

Corte os pelos do escroto (saco) e da região púbica deixando-os baixo. Use máquina ou tesoura, evite raspar com lâmina de barbear, para não ferir a pele.

Depois da cirurgia

A dieta é reiniciada logo após a recuperação da anestesia, quando o paciente estiver bem acordado. Não há restrições alimentares.

A alta costuma ocorre logo após a cirurgia, que é realizada em regime de hospital dia.

Aplique gelo por 10 minutos de 2/2h. Coloque o gelo dentro de um saco e enrole em um pano limpo, assim você evita molhar a área operada.

Medicações para dor ou antibióticos podem ser necessários a depender da evolução de cada paciente.

O curativo é trocado após as primeiras 24h, pelo próprio paciente ou por seu cuidador.

O uso de suspensório escrotal é recomendado para reduzir o inchaço ou formação de hematomas.

Retorno às atividades habituais costuma ocorrer de maneira gradual. Exercícios físicos e atividades recreativas são iniciadas após 2 semanas da cirurgia. Banhos de piscina ou mar após 30 dias. Normalmente, o retorno ao trabalho se dá em torno de 1 a 5 dias.

Em casos de dores fortes ou sinais de infecção, contactar imediatamente o seu médico.

As atividades sexuais podem ser reiniciadas após 1 semanada, a depender da evolução pós operatória individual. Deverá ser mantido o método contraceptivo habitual do casal, até que o paciente realize o espermograma atestando a ausência de espermatozóides no ejaculado (azoospermia). Após 20 ejaculações ou 3 meses esse exame pode ser realizado.