URO: Urologia Avançada

Urologia:
 
  • A especialidade
     
  • Busca por órgão
     
  • Principais Doenças
     

URO - Urologia Avançada

Centro Médico Aliança

Tel: (71) 2108-4668

Hospital São Rafael

Tel: (71) 3409-8000

  • doctorália
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon

Prolapso Vaginal

Prolapso Vaginal

Prolapsos vaginais

 

Os prolapsos vaginais são percebidos pela mulher quando uma “bola”aparece preenchendo ou se exteriorizando através da vagina. Ocorrem quando os elementos de sustentação e suspensão dos órgãos do assoalho pélvico (da bacia) estão enfraquecidos e permitem a decida da bexiga, do útero ou do reto.

Estes problemas são mais frequentes em mulheres idosas e que tiveram muitos filhos. Assim como a incontinência urinária, são doenças cada vez mais frequentes devido ao envelhecimento populacional.

 

 

Bexiga caída

 

Quando a bexiga está envolvida, se denomina cistocele, popularmente conhecida como bexiga baixa.  Pode ocasionar dificuldade para urinar, infecções urinárias, desconforto vaginal, feridas na vagina e, em casos graves, atrapalha o funcionamento dos rins.

O tratamento envolve fisioterapia para os casos leves e cirurgia para os casos mais avançados.

 

A cirurgia pode ser feita por via vaginal ou abdominal a depender da melhor indicação para cada paciente.

O útero/cúpula vaginal ou o reto também podem estar envolvidos e causar transtornos sexuais e intestinais.

 

O tratamento sempre visa melhorar a qualidade de vida das mulheres restaurando a função miccional, sexual e intestinal.

Como é a cirurgia?
 

Como você pode ver na figura abaixo, o prolapso pode acometer a parede vaginal anterior (parte da frente da vagina), nesse caso, quem está prolabado é a bexiga, a parede vaginal posterior (parte de trás da vagina), nesse caso, a estrutura acometida é o reto, ou o ápice da vagina (parte de cima da vagina), nesse caso, o útero ou a cúpula vaginal estão caídos.  Algumas pacientes podem ter todos os tipos de prolapsos associados, necessitando correção de todos os defeitos. A cirurgia pode ser por via vaginal com uso ou não de telas, ou por via abdominal laparoscópica ou robótica, a depender de cada caso.

Perineoplastia

Popularmente conhecida como plástica vaginal ou cirurgia de períneo, visa restaurar a vagina e a vulva danificadas ou alargadas, normalmente após partos vaginais. Está recomendada para mulheres com síndrome da vagina larga.