top of page

Biópsia de Próstata

Biópsia de próstata

Prostatectoma radical

Para que serve a biópsia de próstata?

 

A biópsia de próstata serve para diagnosticar histologicamente o câncer

de próstata e informar o grau de Gleason.

 

Quem deve fazer a biópsia?

A biópsia da próstata costuma ser indicada para pacientes com elevação do PSA ou quando a próstata apresenta consistência alterada ao toque retal.

 

PSA elevado: estou com câncer?

O PSA costuma estar aumentado em casos de câncer de próstata, porém também se eleva em diversas doenças da próstata, inclusive a prostatite. Entretanto, é obrigatório se fazer exames para avaliar a possibilidade de câncer de próstata.

Como é feito o exame?

O paciente é sedado e dorme durante todo o procedimento, portanto não tem qualquer desconforto. Uma ultrassonografia é realizada por via retal (figura) e, com auxílio de uma agulha, o médico retira de 12 a 24 fragmentos da próstata. O procedimento dura em média 10 minutos.

 

Como é o preparo antes da cirurgia (pré operatório)?
 

1- Exames pré-operatórios: - Glicemia; hemograma; uréia; creatinina; Na;K; TP; TTPa; Cultura de urina: Radiografia de tórax e ECG.

A depender das doenças do paciente outros exames podem ser necessários.

2- Dieta habitual, evitando-se comidas gordurosas, bebidas alcoólicas ou gaseificadas. Jejum de 8 horas antes da cirurgia é necessário para evitar complicações anestésicas. 

3- Uso de antibióticos serão necessários para evitar infecção da próstata (prostatite pós biópsia). Normalmente é prescrito Cirpofloxacina 500mg de 12/12h, iniciando-se 01 dia antes do procedimento. Além disso é recomendado utilizar 02 supositórios de glicerina na noite anterior ao procedimento para esvaziar o reto.

4- As medicações de uso rotineiro são geralmente mantidas, porém existem algumas excessões que devem ser suspensas caso seja necessário. Seu médico anestesiologista informará.

Não faça tricotomia (raspagem dos pelos), pois não é necessário para esse procedimento.

  • Depois da biópsia

A dieta é reiniciada logo após a recuperação da anestesia, quando o paciente estiver bem acordado. Deverá ser leve, rica em fibras ,e com pouca gordura e condimentos, para facilitar a digestão e esvaziamento intestinal.

A alta costuma ocorrer no mesmo dia, logo após a recuperação da anestesia.

 

Repouso relativo é indicado devendo-se evitar pegar peso ou exercícios físicos por 07 dias. Retorno ao trabalho geralmente ocorre de 1 a 5 dias.

Medicações para dor ou antibióticos podem ser necessários a depender da evolução de cada paciente.

É normal sangramento leve nas fezes, na urina ou no semem.

 

Não é normal

 

Sangramento intenso via retal não é normal.

Febre e calafrios não é normal.

 

Caso isso ocorra, entre em contato com seu médico

Agende sua consulta

bottom of page