Dr. André Costa Matos
Urologista
Uro-oncologia, Uropediatria, Uroginecologia, Litíase, Transplante Renal, Laparoscopia e Robótica
CRM: 23,343/BA
Hospital Aliança - 71 9998-9672
Hospital São Rafael 3409-8000
Concierge: 71 9998-9672
Whatsapp: 71 9998-9672
Incontinência Urinária
Incontinência Urinária
Perda involuntária de urina não é normal. Se você perde "xixi"na roupa, está sendo acometido por uma condição muito frequente: incontinência urinária.
A incontinência urinária (IU) constitui importante problema de saúde pública. Sua repercussão compromete, principalmente, a qualidade de vida da população afetada. A prevalência da IU varia de 2 a 55%. Entre as mulheres de meia idade, a prevalência chega a 25%, sendo a incontinência urinária de esforço (IUE), isoladamente, responsável por mais da metade dos casos.
Para que a continência seja mantida, depende-se do posicionamento e suporte da uretra e do esfíncter uretral. O correto posicionamento da uretra e suporte é dado pelo músculo elevador do ânus, fáscia endopélvica e seus ligamentos (pubo uretral e uretro pélvico). Quando estas estruturas estão danificadas, a mulher pode sofrer de incontinência urinária de esforço.
Os sintomas referidos pelas pacientes são: perda urinária ao tossir, espirrar ou fazer força.
O tratamento mais realizado atualmente é o sling sintético (imagem abaixo), que restaura a continência, fornecendo suporte à uretra media.