URO: Urologia Avançada

Urologia:
 
  • A especialidade
     
  • Busca por órgão
     
  • Principais Doenças
     

URO - Urologia Avançada

Centro Médico Aliança

Tel: (71) 2108-4668

Hospital São Rafael

Tel: (71) 3409-8000

  • doctorália
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon

Epididimite  e Orquite

Epididimite e Orquite

Inflamações comuns no escroto

 

 

  • O que é Epididimite e Orquite?

 

 

A epididimite é uma inflamação do epidídimo. É mais frequentemente causada por bactérias no trato urinário (as mesmas que causam infecção da bexiga) ou por bactérias passadas entre parceiros durante o sexo. Quando a inflamação se espalha para um testículo, ele se chama orquite.

 

  • Inflamação Aguda
     

 

Isso ocorre rapidamente. Os sintomas incluem:

 

  1. Dor e inchaço no escroto.

  2. Um desejo de urinar com frequência.

  3. Saída de secreção do pênis.

  4. Dor durante a ejaculação.

  5. Febre.

 

  • Inflamação Crônica
     

 

Esta é mais frequentemente a fase tardia de uma infecção aguda. Os sintomas podem incluir:

 

  1.  Dor no escroto, que pode se espalhar para a virilha.

  2.  Uma sensação de peso no escroto.

  • O que a inflamação não significa
     

 

Se você tem epididimite ou orquite:

 

· Isso não significa que você está impotente.

· Isso não significa que você vai ser infértil uma vez que a infecção desaparece.

· Isso não significa que você tenha câncer ou AIDS.
 

 

  • Avaliação e tratamento
     

 

Seu médico diagnostica epididimite através de um exame físico e testes de laboratório simples. O tratamento inclui medicamentos para matar da bactéria. Descansar, apoiar o escroto e usar bolsa de gelo pode ajudar a aliviar seus sintomas. Se você é sexualmente ativo, o parceiro precisa ver como médico também.​

  • Exame físico e testes
     

 

Durante o exame físico, seu médico examina seus testículos. Sua uretra é verificada para qualquer secreção, e será solicitado uma amostra de urina. A amostra é enviada ao laboratório para descobrir quais bactérias estão causando a inflamação. Às vezes, um exame de sangue é feito. Se o seu médico encontrar uma massa em um testículo, ou um testículo torcido, um ultrassom pode ser solicitado. Este teste de imagem usa ondas sonoras para criar uma imagem do interior do seu escroto.

 

  • Tratamento

 

 

O tratamento pode incluir um ou mais dos seguintes itens:

 

Antibióticos: Epididimite aguda é frequentemente tratada com antibióticos orais. Você também pode receber uma injeção de antibióticos. Certifique-se de tomar todos os seus medicamentos.

Anti-inflamatórios: Seu médico pode prescrever medicamentos para reduzir o inchaço e a sensibilidade.

Repouso: Você provavelmente precisará descansar por 3 a 4 dias, ou até o inchaço e a febre desaparecerem. Deitar-se com uma toalha dobrada sob o escroto pode ajudar a aliviar o desconforto.

Suporte do escroto: se seus testículos estão inchados, você pode querer usar um suspensório escrotal ou uma cueca apertada. Isso ajuda a aliviar seu desconforto até o inchaço diminuir.

Gelo e calor: Colocar bolsa de gelo no escroto pode ajudar a diminuir o inchaço. Uma vez desaparecido o inchaço, banho de assento em água morna aumenta o fluxo sanguíneo para a área afetada. Isso ajuda a trazer mais antibióticos para a área e acelera a cicatrização.

O Testículo e o Epidídimo

 

Os 2 testículos são os órgãos sexuais masculinos que produzem espermatozóides e hormônios masculinos. Os testículos estão dentro do escroto. Atrás de cada testículo há um tubo enrolado chamado epidídimo. O esperma amadurece à medida que eles passam do testículo através do epidídimo.

 

Fluxo normal de esperma e urina

 

Os espermatozóides viajam do testículo através do epidídimo para um tubo chamado de canal deferente. Durante a ejaculação, o esperma passa para fora do corpo através da uretra. Durante a micção, a urina flui da bexiga através da uretra.

 

Como a Inflamação começa

 

A uretra contém bactérias. As bactérias podem viajar da uretra para o epidídimo. Isso causa inflamação no epidídimo. A inflamação também pode se espalhar para o testículo. Às vezes, infecções, como caxumba, começam em outro lugar do corpo e se espalham para o epidídimo.

 

Depois do Tratamento

 

A inflamação desaparecerá com o tratamento. Mas você pode sentir o testículo dolorido por várias semanas ou meses. Isso não significa que a infecção voltou. Os testículos apenas levam tempo para curar. Se você sentir um nódulo em um dos testículos após o tratamento, no entanto, você precisa ver o seu médico. Uma vez que desaparecida a inflamação, você deve se sentir novamente ativo.