URO: Urologia Avançada

Urologia:
 
  • A especialidade
     
  • Busca por órgão
     
  • Principais Doenças
     

URO - Urologia Avançada

Centro Médico Aliança

Tel: (71) 2108-4668

Hospital São Rafael

Tel: (71) 3409-8000

  • doctorália
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon

Perguntas e Respostas

Dr. André Matos Responde

Rins:

O que devo fazer para evitar a formação de cálculos (pedras) renais?

Aumentar a ingesta hídrica (água, sucos etc), evitar ingestão de sal e carne vermelha. Sucos de frutas cítricas (limão, laranja) são muito bons.

Beber leite causa pedra nos rins?

Não. Sabe-se que o cálcio ingerido com o leite pode até proteger contra a formação de cálculos renais, pois se liga ao oxalato no intestino e sai nas fezes.

Próstata

O  toque retal é realmente necessário?

Cerca de 20% dos cânceres de próstata não elevam o PSA (substância que a próstata produz e que se eleva no sangue em casos de câncer de próstata) e por isso são detectados precocemente através do toque retal. Além disso, através desse exame o médico pode verificar o tamanho, consistência, temperatura e formato da  próstata.

O câncer de próstata tem prevenção?

Um grande estudo publicado recentemente provou que o uso de uma medicação que inibe um tipo de testosterona pode reduzir a incidência da doença.

Por que cirurgia nos testículos para tratar o câncer de próstata?

O câncer de próstata é alimentado pelo hormônio que os testículos produzem: a testosterona. Quando se retira os testículos esse hormônio deixa de ser produzido e assim o tumor diminui e fica sem ação durante muito tempo.

 
 
 
Testículos

É normal um testículo maior que o outro?

Normalmente os testículos não são completamente iguais em tamanho, podem ter uma diferença de até 20%.

Bexiga

Desfazendo a confusão: bexiga baixa, urina solta e cirurgia de períneo na mulher.

A “bexiga baixa” é chamada de prolapso da bexiga, ocorre quando  o órgão se insinua, ou seja, sai através da vagina, pode estar associado ou não a sintomas miccionais.

A “urina solta” é chamado de incontinência urinária e ocorre quando o indivíduo perde urina sem querer quando faz esforço (tosse, espirra ,pega peso etc) ou quando tem vontade urgente de urinar e não consegue segurar. Pode ou não vir junto com a “bexiga baixa”, na maioria das vezes, as pessoas que perdem urina não têm prolapso de bexiga. No homem pode ocorrer após cirurgia da próstata.

A “cirurgia de períneo” é a plástica vaginal. Serve para corrigir deformidades na vagina decorrentes de partos por via natural. Essa cirurgia não corrige a “bexiga baixa” nem a “urina solta”, que têm cirurgias próprias para sua correção.

Pênis

Qual o tamanho normal do pênis?

O tamanho médio do pênis do brasileiro adulto é de 13 cm em ereção.

Entretanto, a área mais sensível da vagina é a porção mais externa , que possui aproximadamente 10 centímetros de comprimento, por isso a maioria das mulheres podem se satisfazer sexualmente com pênis menores do que a média.

Existe cirurgia para aumento do tamanho do pênis?

Não existe procedimento seguro reconhecido pala sociedade brasileira de urologia (SBU) que proporcione aumento do pênis saudável. Procedimentos de bioplastia (injeção de substâncias para dar volume, como gordura, metacrilato), tração prolongada etc, não são reconhecidos pela SBU. Atenção: cuidado com promessas milagrosas oferecidas pela internet ou clínicas de estética.

Fertilidade

A cirurgia de vasectomia pode causar problemas sexuais?

A vasectomia consiste na interrupção dos canais que levam o espermatozoide dos testículos ao pênis (canais deferentes).  Este procedimento não interfere no desejo ou potência sexual do homem, além disso a quantidade/volume de esperma não é alterada.

Sexualidade

O uso de remédios para impotência pode viciar?

Não existem relatos na literatura de dependência química a esses medicamentos.

Posso morrer do coração se tomar remédio para impotência?

As medicações orais (comprimidos) para tratamento da impotência são contra indicados em indivíduos com doença coronariana (do coração) e que usam nitratos (remédio para angina/ dor no peito). Seu médico é a pessoa mais adequada para lhe prescrever com segurança essas medicações.