top of page
Dr. André Costa Matos
Urologista
Uro-oncologia, Uropediatria, Uroginecologia, Litíase, Transplante Renal, Laparoscopia e Robótica
CRM: 23,343/BA
Hospital Aliança - 71 9998-9672
Hospital São Rafael 3409-8000
Concierge: 71 9998-9672
Whatsapp: 71 9998-9672
Cirurgia da próstata
Prostatectomia Radical
-
Para que serve a cirurgia?
A prostatectomia radical consiste na retirada
total da próstata e vesículas seminasi,
É indicada para homens com câncer de próstata.
-
Como pode ser realizada
A cirurgia da próstata pode ser realizada através das técnicas robótica, laparoscópica ou aberta. Mais importante do que a via empregada é a experiência, dedicação e cuidado do seu médico cirurgião urologista.
-
Como é o preparo antes da cirurgia (pré operatório)?
1- Exames pré-operatórios: - Glicemia; hemograma; uréia; creatinina; Na;K; TP; TTPa; Cultura de urina: Radiografia de tórax e ECG.
A depender das doenças do paciente outros exames podem ser necessários.
2- Dieta habitual: evitando-se comidas gordurosas, bebidas alcoólicas ou gaseificadas. Jejum de 8 horas antes da cirurgia é necessário para evitar complicações anestésicas.
3- Parar de fumar: 4 semanas antes, fazer exercícios físicos regulares ajudam a melhorar o condicionamento cardiorespiratório.
Não faça tricotomia (raspagem dos pelos) em casa. Isso será feito no hospital
-
Depois da cirurgia
Como você pode ver na figura, após a retirada da próstata e das vesículas seminais - em azul - a bexiga é anastomosada (emendada) na uretra (canal da urina) por meio de pontos. Por isso, uma sonda é deixada através dessa emenda para moldar sua cicatrização e evitar vazamentos, por um período de 7 a 15 dias.
Um dreno pode ser colocado para retirar secreções, linfa ou urina que eventualmente pode escapar da anastomose vésico uretral.
A dieta é reiniciada logo após a recuperação da anestesia, quando o paciente estiver bem acordado. Deverá ser leve, rica em fibras ,e com pouca gordura e condimentos, para facilitar a digestão e esvaziamento intestinal.
Assim que o paciente se sentir disposto pode levantar-se do leito e andar no quarto e corredor do hospital. Isso deve ser estimulado o mais precocemente possível, para evitar trombose nas veias das pernas e ajudar no funcionamento do intestino.
A alta costuma ocorrer no primeiro ou segundo dia após a cirurgia, normalmente com a sonda e sem o dreno.
Repouso relativo é indicado devendo-se evitar subir escadas, pegar peso ou exercícios físicos por 15 a 30 dias a depender da evolução individual e da via de acesso escolhida para cada paciente.
Medicações para dor ou antibióticos podem ser necessários a depender da evolução de cada paciente.
bottom of page